Nossas Montagens
Os espetáculos do “TEATRO SOTAC” são dirigidos ao público infantil na faixa etária de 02 aos 12 anos, com duração média de 50 minutos, mesclando de forma ritmada e cativante, músicas e texto, alternando momentos de pura descontração e alegria com cenas de fortes emoções.
Em nossas pesquisas percebemos que os contos clássicos são ricos em emoção, expectativa, tristeza e alegria, elementos fundamentais na formação e educação da criança.
Encanto e Alegria em Forma de Teatro
O objetivo é realizar espetáculos alegres, dinâmicos e de fácil compreensão, onde a criança assimila importantes mensagens de relacionamento humano, envolvida por uma atmosfera de magia e realidade.
Apostando e investindo no desenvolvimento e no potencial artístico do ator, criamos na prática do exercício teatral, um estilo próprio de representação, unindo técnica e improviso, com graciosidade, prazer e emoção. Onde o espectador participa do espetáculo de forma espontânea e divertida; características sempre presentes nas nossas produções e que vem propiciando ao grupo o privilégio de nos últimos anos ser reconhecido, pela seriedade e pela qualidade em seus trabalhos, como um dos mais conceituados de Campinas e região.
Acreditamos que um bom espetáculo teatral, precisa necessariamente cumprir o seu papel estético-lúdico-educativo, levando o público a uma crescente expectativa e emoção, mesmo contando uma história já conhecida e que a criança merece ser tratada com inteligência e respeito, daí o cuidado especial que sempre tivemos na preparação e execução de nossas produções.
A direção dos espetáculos sempre investe em pontos básicos de um espetáculo infantil, adequando o ritmo cênico com passagens rápidas e bem marcadas, valorizando a figura do ator, primando pela boa dicção, espontaneidade e improvisação – Seguindo nas interpretações, as linhas de comicidade, tradicionais em nossas montagens, tornando as personagens, sempre questionadoras e participantes ativas no desenrolar das cenas.
Numa trama clara e divertida o autor através do entretenimento e da fantasia, aborda temas como o complexo e a discriminação, ressalta o valor da honestidade, fazendo o bem triunfar sobre o mal e proporciona a possibilidade do arrependimento, do perdão e da regeneração, apresentando uma abordagem que proporciona uma visão da arte teatral, dentro do contexto social em que acontece, questionando valores de uma forma muito suave, numa gostosa mistura de arte, cultura e lazer.
As ambientações cenográficas, adaptáveis aos mais variados tipos de palco, são concebidas em projetos criativos, transformando-se em ambientes diferentes; As músicas, especialmente compostas e arranjadas, complementam os textos, tornando assim, mais agradável para o espectador assimilar suas mensagens e os figurinos e caracterizações, confeccionados de forma divertida em alguns personagens, buscam torná-los mais cômicos e carismáticos.
Porque os clássicos?
“Os Contos infantis, com sua fantasia, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros impulsos do coração. São também Contos do lar, porque neles a gente pode apreciar a poesia simples e enriquecer-se com sua verdade. E também porque eles duram no lar como herança que se transmite”.(Irmãos Grimm, 1812)